top of page

Conheça o PET-História

  • Foto do escritor: Alexander Bittencourt
    Alexander Bittencourt
  • 31 de out. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de nov. de 2022

O Programa de Educação Tutorial é estabelecido a partir de grupos organizados pelos cursos de graduação das universidades e IES no geral. O PET tem como função desenvolver atividades que contribuam para a formação acadêmica dos estudantes em um geral, para isso deve-se ancorar nos pilares da universidade pública: a pesquisa, o ensino e a extensão. No caso do PET-História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o grupo foi fundado em 2007 pela professora Margareth Gonçalves, do departamento de História da universidade, no campus de Seropédica. Na área de pesquisa, o PET-História foi fundado e se mantém até os dias atuais amparando o acesso às fontes documentais dos municípios de Itaguaí, Seropédica e região. Com relação ao ensino, o programa procura desenvolver material didático relacionado com o campo da História para os diferentes setores da educação. O grupo PET-História elabora anualmente uma grande jornada acadêmica com o objetivo de gerar espaço para os membros da graduação e pós-graduação em História tornarem públicos seus projetos a fim de estabelecer um diálogo que contribua na produção da pesquisa e aproxime os novos pesquisadores no desenvolvimento de seus projetos.


Em 2007, a professora doutora Margareth de Almeida Gonçalves fundou o atual grupo PET com o antigo nome de “Práticas de História”. Em suas palavras, ela observou o seguinte:


[O] PET Práticas de História: dos arquivos para a sala de aula foi construído para permitir a superação de inúmeras dificuldades com as quais os professores e os alunos que atuam na região enfrentam cotidianamente: o acesso às fontes documentais, sobretudo de história da região [...]. O projeto PET possibilita a constituição de um corpus de referência documental da história da Baixada Fluminense e a pioneira disponibilização de fontes documentais inéditas para os profissionais de ensino, abrindo a possibilidade para que se dissemine o conhecimento da história local da região na sala de aula.

No ano de 2022, os alunos e professores já possuem maior familiaridade com acervos digitais disponibilizados em sites na internet. Porém, ainda identifica-se uma infinidade de documentos onde os pesquisadores e os estudantes da graduação encontram barreiras físicas e burocráticas para que sua leitura seja possibilitada. Por isso, o atual grupo PET-História tem trabalhado incansavelmente para facilitar a divulgação dos materiais digitalizados in loco para o público em geral. Durante os anos de trabalho, os diversos PETianos se deslocaram para municípios vizinhos à Seropédica a fim de preservar e trabalhar com esse material. Dentre os itens existentes no acervo do grupo, encontram-se registros paroquiais do século XIX e XX, atas das câmaras municipais de Itaguaí e Mangaratiba, receituários médicos, registros de dívida ativa, registros de terras, entre outras categorias. A inauguração deste novo site se configura como um passo importante na disponibilização pública das fontes digitais produzidas e organizadas pelo PET-História UFRRJ.



Texto: Alexander Bittencourt

Colaboração e revisão: Carolina Gual


コメント


  • Facebook
  • Instagram
  • e-mail

©2022 por PET História-UFRRJ. 

bottom of page